FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ouro Preto – MG
21 a 24 de setembro de 2017
 
 
 
Ao aproximar-se a conclusão do Ano Nacional Mariano, que é também o Ano Mercedário de Cristo Redentor, no qual se comemoram os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil, os 100 anos das aparições da Santíssima Virgem em Fátima e os 250 anos das romarias ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais na Serra da Piedade, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões convidam os irmãos e irmãs e demais devotos para participarem das solenidades em louvor à Virgem das Mercês, que acontecerão, de acordo com a seguinte programação, na igreja a Ela dedicada (Mercês de Baixo), em Ouro Preto.
 
Tríduo Preparatório
Quinta-Feira – 21 de Setembro
“A mensagem de Fátima era não só um convite à conversão e à oração, mas também um convite à esperança, recordando-nos a contínua presença de Deus no meio de nós”.
18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
19h – Missa, orações do Tríduo e Coroação pelas crianças da comunidade de Santa Rita de Ouro Preto. Participação especial dos Grupos de Reflexão, Vicentinos, Sagrada Face e Apostolado da Oração e Ordem Franciscana Secular de Ouro Preto e Mariana.

Sexta-Feira – 22 de Setembro
“Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho.” (Papa Francisco)
18h30min – Oração do Terço.
19h – Missa e orações do Tríduo. Participação especial do Movimento Serra, Ministros Extraordinários da Comunhão e Irmandade de N. Sra. Aparecida.

Sábado – 23 de Setembro
“É que hoje, esta mesma Maria, Mãe de Deus, Mãe Nossa, a Virgem da Piedade, tem recebido a muitos em seus braços. Hoje em dia, o pecado tem feito estragos tão grandes quanto os estragos que Jesus sofreu em seu corpo. Nos braços de Nossa Senhora, têm vindo muitos de nós, marcados pelos chicotes de tantos outros pecados que têm destruído os nossos irmãos espalhados pelo mundo afora”.
18h – Procissão conduzindo a Bandeira, saindo da residência da Sra. Maria Tomé Ferreira, à Travessa das Lages, nº 02, bairro Antônio Dias.
19h – Missa e orações do Tríduo. Participação especial das Pastorais da Paróquia N. Sra. da Conceição, Ordem Terceira dos Servitas de N. Sra. das Dores, Irmandades do Santíssimo Sacramento, de N. Sra. da Conceição e de N. Sra. da Piedade.

Solenidade da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, a Senhora das Mercês e Perdões
Domingo - 24 de Setembro
“Nossa Senhora das Mercês veio para libertar da escravidão. Na época, tratava-se da escravidão real pelos mouros. Hoje, podemos falar da escravidão moral à qual muitos estão submetidos, ficando presos a vícios e pecados que escravizam e tiram a liberdade”.
08h30min – Missa em louvor a N. Sra. das Mercês e por intenção dos irmãos mercedários falecidos.
15h – Momento de Oração com a participação dos Grupos de Terço, Legião de Maria, Congregação Mariana e demais Movimentos Marianos de Ouro Preto.
19h – Missa com participação das Irmandades e Ordens Terceiras de Ouro Preto. Em seguida, procissão luminosa, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Mercês, passando pelas ruas das Mercês, São Francisco, Largo de Coimbra, Cláudio Manuel, Praça Tiradentes e rua Padre Rolim, até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), onde haverá o encerramento com o canto do “Te Deum” e a Bênção do Santíssimo Sacramento.


Oração Jubilar dos 800 anos da Fundação da “Ordem Real, Celestial e Militar de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos” — 1218 – 2018
Virgem Maria, Senhora das Mercês, que suscitastes no vosso servidor São Pedro Nolasco o desejo de imitar a Cristo Redentor, pondo a sua vida a serviço dos mais pobres entre os pobres, os cativos, ao prepararmo-nos para celebrar o Jubileu Mercedário, vos pedimos que eleveis nossas orações ao Pai, fonte de misericórdia, para que sejamos capazes de contemplar a Face do vosso Filho no rosto dos cativos de hoje e ofereçamos, alegremente, cheios do Espírito Santo, nossa vida como moeda de resgate por nossos irmãos que vivem privados de liberdade e sem esperança nas novas periferias do cativeiro. Amém.


“Mercês evoca uma experiência histórica de libertação. Uma experiência feita por São Pedro Nolasco e seus companheiros no século XIII. Homens profundamente marianos que dedicaram suas vidas e recursos na libertação dos cristãos cativos, vítimas dos mulçumanos radicais. Esses consagrados da libertação passaram a chamar a Mãe de Jesus de Senhora das Mercês para a libertação dos cativos. Nasceu assim essa importante devoção, da oração contemplativa para a ação de redenção”.


Notas
1· As festividades serão abrilhantadas pelo Coral São Pio X, Grupos de Canto da Paróquia, Grupo de Congados e Bandas de Música de Ouro Preto.
2· As celebrações no Espaço Celebrativo do Santuário de N. Sra. da Conceição serão transferidas para a igreja de N. Sra. das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo) durante os dias do Tríduo e da Festa.

 
Homenagem Póstuma
Ao Sr. Hilton Roque Ferrari, ex-prior da Ordem das Mercês e Perdões, falecido em agosto do corrente ano.

 
Visto e aprovado
Côn. Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro - Pároco
Pe. Vander Sebastião Martins - Vigário Paroquial
Diác. Agostinho Barroso de Oliveira - Colaborador
Dom Francisco Barroso Filho - Colaborador
Ordem Terceira de N. Sra. das Mercês e Perdões 

2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.