Museu Aleijadinho À Frente Das Obras De Restauro Da Igreja N. Sra. Mercês E Perdões –Ouro Preto Mg

Por meio de projeto aprovado no Fundo de Direito Difuso Federal, o Museu Aleijadinho/ Paróquia N. Sra. da Conceição iniciou no dia 06 de maio próximo passado as obras de Conservação e Restauro Igreja de N. Sra. das Mercês e Perdões de Ouro Preto( Mercês de Baixo).

Esta é a terceira fase do processo de intervenções necessárias para reabertura deste monumento, tombado pelo IPHAN desde 1939. Nos últimos 8 anos foram realizadas obras  estruturais no telhado e parte elétrica(custeadas pelo IPHAN),  e intervenções no forro da nave e capela mor( custeadas pela Novelis).

 O projeto inscrito pelo Museu Aleijadinho em 2011 no Fundo de Direitos Difusos Federal foi aprovado, e a verba recebida em janeiro de 2013.  O valor total da obra é da ordem de R$ 278.950,68. O recurso aprovado pelo FUNDIF, R$ 240.048,16( duzentos e quarenta mil, quarenta e oito reais e dezesseis centavos) era insuficiente para realizar todas as  etapas previstas. Assim, o Museu Aleijadinho alocou recursos próprios para complementar planilha e o restauro deste importante templo será concluído em breve.

A Igreja de N. Sra das Mercês e Perdões, cuja construção data da segunda metade do século XVIII, tem o risco da Capela- Mor e peças de seu acervo atribuídas ao Mestre Aleijadinho, como as imagens de São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato.

A Igreja  de N. Sra. das Mercês e Perdões, integra o “ Circuito Museu Aleijadinho” e a previsão é de que até outubro de 2013 as obras sejam concluídas, e assim, a comunidade ouropretana, bem como  turistas e visitantes terão de volta este importante patrimônio religioso e cultural.

 

Côn. Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro

Pároco/ Presidente do Museu Aleijadinho

 

Contato:

Sidnéa Santos- Coord. Adm. Museu Aleijadinho

Museu Aleijadinho/ Paróquia n. Sra. da Conceição

31-3551- 4661




 


2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.